Acampamento de Mínimo Impacto

  1. Pesquisar e apresentar 1 (um) conjunto de princípios e práticas de mínimo impacto à sua escolha (ex.: Leave no Trace/No Deje Rastro, Pega Leve, etc.).
  2. Explicar como o planejamento e preparação antecipados de 1 (um) acampamento de mínimo impacto são importantes para maximizar a segurança, minimizar o impacto ambiental e melhorar o conforto da atividade.
  3. Demonstrar como realizar o correto racionamento de alimentações para 1 (um) acampamento de 3 (três) dias e duas noites.
  4. Demonstrar, durante 1 (um) acampamento, como escolher 1 (um) local apropriado em área pristina, para armar barracas e instalar cozinha de campo de forma a minimizar o impacto.
  5. Demonstrar o uso de 1 (um) sistema viável para gerenciar lixo em acampamentos de mínimo impacto.
  6. Explicar a importância de dispor corretamente os dejetos humanos em áreas com incidência de vida selvagem, levando em consideração a distância das fontes de água potável.
  7. Explicar a importância de preservar evidências históricas e objetos naturais no ambiente que visita.
  8. Demonstrar 1 (um) método viável para construção de fogueiras de baixo impacto, como escolher local apropriado, a madeira para combustível e como dispor da fogueira sem deixar marcas no local.
  9. Demonstrar, quando em atividade, quais os procedimentos a serem adotados quando encontrar vida selvagem, visando não perturbar seus hábitos.
  10. Quando em ambiente selvagem, demonstrar cordialidade e cortesia no encontro com outros visitantes, explicando também quais hábitos evitar de forma a preservar a experiência dos mesmos e boa imagem do Escotismo.
  11. Demonstrar que compreende o que significa impacto social e como agir para minimizar o impacto das atividades escoteiras nos habitantes das áreas que visita.
  12. Junto ao Grupo Escoteiro ou sua seção, elaborar uma campanha de conscientização sobre ética ambiental, bem como sua importância para a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.