Demonstrar quais os materiais empregados na construção de 1 (um) aeromodelo e como deve ser a técnica utilizada.
Construir 1 (um) planador lançado à mão que voe pelo menos 5 (cinco) segundos, na melhor de 3 (três) tentativas.
Construir 1 (um) planador lançado a cabo (no máximo cinquenta metros) que voe pelo menos quinze segundos, na melhor de 3 (três) tentativas.
Construir 1 (um) modelo a elástico que voe pelo menos 7 ( (sete) segundos, na melhor de 3 (três) tentativas.
Operar 1 (um) modelo U-Control (Vôo circular) ou R- Control (rádio controlado) com segurança e precisão.
Ter participado de pelo menos 1 (um) torneio de aeromodelismo, com atuação destacada.
Construir 1 (um) avião em dobradura de papel e fazê-lo voar.
Construir uma pipa, com no mínimo 1 (um) metro de envergadura e elevá-la a uma altura de mais de vinte e 5 (cinco) metros.
Construir e apresentar uma miniatura de 1 (um) avião ou foguete, importante para a história da aviação, construída de qualquer tipo de material (madeira, papel, metal, EPS, etc.).
Construir uma réplica em escala de uma aeronave importante para a história, utilizando técnicas de dobradura e colagem de papel.
Montar 1 (um) modelo simples que reproduza os principais componentes da estrutura interna das asas, ou da fuselagem, ou da empenagem de uma aeronave de pequeno porte utilizando apenas material reaproveitado.
Projetar e construir, com o auxílio da matilha/patrulha, 1 (um) modelo de aeronave utilizando unicamente as técnicas de construção com nós e amarras, contendo fuselagem, asas, empenagem, manche e pedais, tamanho suficiente para ser carregado pela matilha/patrulha alojando em seu interior 1 (um) piloto.
Níveis da Especialidade
Nível I
4 itens
Nível II
8 itens
Nível III
12 itens
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.