Cartografia

  1. Ler uma carta topográfica, náutica ou aeronáutica.
  2. Orientar uma carta pela bússola e pelo terreno.
  3. Trabalhar com escalímetro, curvímetro, cordão, transferidor, réguas paralelas, rosa-dos-ventos, desvios magnéticos e de agulha bem como outros instrumentos.
  4. Localizar a posição de 1 (um) ponto no terreno, assinalando em uma carta, utilizando 1 (um) GPS (Global Positioning System/ Sistema de Posicionamento Global).
  5. Visitar alguma instituição ou empresa que realize trabalhos de levantamentos topográficos, hidrográficos ou aerofotogramétricos.
  6. Fazer 1 (um) mapa de 1 (um) percurso à sua escolha, com bússola e caderno de encargos no livro de campo, numa extensão de 3.500 metros, mostrando os principais aspectos do terreno e o que se encontra em ambos os lados da estrada, dentro de distâncias razoáveis, usando a escala de 1:20.000.
  7. Demonstrar como funcionam e se representam, em cartas topográficas, náuticas ou aeronáuticas, as curvas de Nível, as linhas isobáricas linhas isogônicas e informações correlatas.
  8. Conhecer os sistemas de escalas e medições de distância utilizadas em cartas topográficas, náuticas ou aeronáuticas.
  9. Demonstrar que conhece e sabe utilizar as convenções tradicionalmente utilizadas em cartas topográficas, náuticas ou aeronáuticas.
  10. Determinar a distância entre 2 (dois) pontos escolhidos pelo examinador em uma carta topográfica, náutica ou aeronáutica, apresentando a resposta em quilômetros, milhas terrestres e milhas náuticas.
  11. Identificar os rumos magnéticos necessários para percorrer pelo menos 5 (cinco) pontos não alinhados em uma carta topográfica, náutica ou aeronáutica.
  12. Identificar pelo menos 5 (cinco) pontos em uma carta topográfica, náutica ou aeronáutica a partir de coordenadas dadas pelo examinador.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.