Cidadania do Mundo

  1. Pesquisar sobre a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), localização do Escritório Mundial, suas Regiões e respectivos Escritórios.
  2. Identificar em 1 (um) planisfério pelo menos cinquenta países em que o Movimento Escoteiro tenha existência legal, em todas as Regiões Escoteiras.
  3. Reconhecer o emblema escoteiro e a bandeira nacional de pelo menos trinta deles e explicar o significado do emblema oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
  4. Manter correspondência com 1 (um) escoteiro estrangeiro durante 6 ((seis) meses (mínimo de 5 (cinco) cartas), procurando aumentar seus conhecimentos gerais sobre a geografia, a história e os costumes do país em questão, não só por meio da correspondência, mas também pela leitura de livros.
  5. Acampar com escoteiros estrangeiros, em atividades nacionais ou internacionais.
  6. Participar de alguma atividade de caráter internacional promovida por uma Organização Escoteira ou Organização Internacional (ONU, UNESCO, UNICEF, UNHCR etc.).
  7. Escrever 1 (um) artigo sobre os problemas atuais do mundo e como o Escotismo pode colaborar na busca de solução.
  8. Identificar os 5 (cinco) países que possuem os maiores contingentes escoteiros na relação membros potenciais / membros efetivos e a razão deste sucesso.
  9. Pesquisar e apresentar uma palestra sobre os principais Parques do Escotismo Mundial.
  10. Montar 1 (um) painel com pelo menos quinze insígnias escoteiras estrangeiras.
  11. Pesquisar e apresentar pelo menos 3 (três) exemplos de trabalhos comunitários desenvolvidos por associações escoteiras estrangeiras.
  12. Relatar os esforços de 3 (três) organizações que se ocupem em promover a paz mundial, identificando sua metodologia de atuação e abrangência.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.