Civismo

  1. Demonstrar que conhece a história, o conteúdo e a importância da Constituição da República Federativa do Brasil para a sociedade brasileira, bem como os símbolos nacionais, seus significados e a importância de cada um.
  2. Conhecer os Hinos Nacional, da Independência e da Bandeira e apresentá-los à seção, destacando sua história e explicando suas letras.
  3. Conduzir, durante uma atividade escoteira, a cerimônia de hasteamento e arreamento das Bandeiras Nacional, Estadual, Municipal e do Grupo Escoteiro, segundo as leis nº 5700/ 71 e nº 8421/92.
  4. Criar 1 (um) calendário com as datas cívicas oficiais do Brasil, do estado/distrito e do município em que reside e apresentar ao Grupo Escoteiro, explicando o significado e a história de cada evento.
  5. Conhecer os 3 (três) poderes governamentais existentes no Brasil, sua história, suas estruturas e atribuições.
  6. Visitar 1 (um) dos órgãos de representação de 1 (um) dos 3 (três) poderes governamentais das esferas federal, estadual/distrital ou municipal e apresentar 1 (um) relatório com registros em texto e imagens (fotografias e/ou vídeos).
  7. Entrevistar 1 (um) representante dos 3 (três) poderes governamentais do Brasil, do estado/distrito federal ou do município, abordando as ações da instituição que em que atua e sua participação pessoal no desenvolvimento do país.
  8. Conhecer o sistema eleitoral brasileiro e a estrutura política do Brasil.
  9. Ter participado de 1 (um) desfile cívico comemorativo a uma data oficial do Brasil, do seu município, estado ou do Distrito Federal.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.