Energia

  1. Explicar quais são as diferenças entre usinas termoelétricas, nucleares, hidrelétricas (UHE E PCH), biomassa, eólica.
  2. Apresentar 1 (um) trabalho sobre uma forma de energia, escolhendo entre a energia solar, a energia térmica a energia eólica, a energia hidráulica, a energia nuclear, energia provida de biomassa, energia maremotriz e energia geotérmica.
  3. Apresentar o esquema de funcionamento de uma usina hidrelétrica (UHE e PCH).
  4. Selecionar e analisar 2 (dois) artigos de jornal ou revista sobre 2 (dois) tipos diferentes de energia.
  5. Apresentar 1 (um) estudo sobre as vantagens e desvantagens para o Brasil dos tipos de energia citados no item 2.
  6. Formular e apresentar 1 (um) projeto para economizar energia em sua casa.
  7. Entender e explicar as razões pare a utilização do horário de verão.
  8. Desenvolver 1 (um) projeto de captação e utilização de energia eólica, solar, hidráulica ou biomassa, construindo 1 (um) protótipo e explicando seu funcionamento.
  9. Desenvolver 1 (um) trabalho de conscientização da comunidade (pode ser o próprio Grupo Escoteiro ou sua turma na escola) em relação à necessidade de economizar energia, aos impactos ambientais da utilização de diferentes formas de energia ou ao custo social da utilização da energia. Abordar também sobre: o significado e importância da MME, EPE, ANEEL, ONS, CCEE. Descrever como é formada a atual Matriz Energética Elétrica Mundial e Brasileira, mostrando as diferenças entre 1 (um) país a sua escolha e o Brasil. Explanar sobre os atuais grupos tarifários aplicados no Brasil conforme a resolução Aneel e as diferenças entre o consumidor residencial, comercial e industrial. Explicar sobre a composição do sistema elétrico em relação aos segmentos de geração, transmissão e distribuição (GTD).
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.