Espeleoturismo

  1. Explicar de forma clara a espeleogênese (surgimento de uma caverna) em 3 (três) tipos de litologia.
  2. Relatar a influência e outras importâncias das cavernas no desenvolvimento da humanidade.
  3. Identificar pelo menos 8 ( (oito) tipos de espeleotemas, exibindo-os em imagens.
  4. Relacionar os itens de material e equipamentos essenciais para realizar atividades em cavernas.
  5. Relatar quais os procedimentos de mínimo impacto, considerando entre outros, o lixo, dejetos humanos e capacidade de carga (números de pessoas por visita).
  6. Apresentar 1 (um) trabalho contendo a importância das cavernas para o ecossistema local e os tipos mais comuns de vida encontrados em cavernas do Brasil.
  7. Listar 3 (três) doenças que podem ser contraídas em cavernas com a respectiva prevenção e os sinais e sintomas que possam indicar seu diagnóstico.
  8. Possuir a especialidade de Primeiros Socorros no Nível 2.
  9. Relatar quais são os obstáculos encontrados em cavernas, e as respectivas técnicas e equipamentos para transpor estes obstáculos.
  10. Identificar e explicar como devem ser prevenidos os riscos de acidentes em atividades em caverna seca; com lago e com rio em seu interior. Explicar os cuidados e como prevenir acidentes na exploração de abismos.
  11. Aplicar pelo menos uma técnica de resgate ou transporte de acidentado no interior de caverna.
  12. Relatar os trabalhos desenvolvidos por 1 (um) clube ou associação local ou estadual, referente a estudos e mapeamentos de cavernas.
  13. Demonstrar conhecimentos de sistema de ancoragem e técnicas de subida e descida por cordas, aplicados em espeleologia.
  14. Ter participado em 3 (três) expedições em cavernas, podendo uma delas ser uma Gruta Turística.
  15. Ter participado de uma atividade em caverna, diferente do item 14, com permanência de no mínimo doze horas corridas em seu interior.
Níveis da Especialidade
Nível I 5 itens
Nível II 10 itens
Nível III 15 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.