Futebol de Mesa

  1. Apresentar a história do futebol de mesa, destacando os pioneiros no esporte, local de início e evolução do material utilizado ao longo do tempo.
  2. Descrever brevemente quais são as regras aceitas oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), as diferenças básicas entre elas e os locais onde são mais praticadas.
  3. Entrevistar 1 (um) praticante do esporte que seja filiado a uma Federação Estadual.
  4. Assistir a uma partida completa com o examinador, observando as características e estratégias de jogo utilizadas por cada treinador.
  5. Detalhar as características dos botões (jogadores) de 1 (um) time de futebol de mesa, como por exemplo: altura do botão, diâmetro, grau de inclinação da área de chute, área de atrito do botão, e outras possíveis.
  6. Assistir a uma competição oficial de futebol de mesa organizada por uma Federação Estadual ou pela Confederação Brasileira, fazendo 1 (um) relatório sobre a fórmula de disputa, participantes e organização geral.
  7. Descrever quais os atributos vivenciados e aprendidos pelo praticante do futebol de mesa (concentração, coordenação motora, etc.). O que 1 (um) botonista leva do esporte para a vida?
  8. Jogar uma partida completa de alguma regra do futebol de mesa aceita pela CBFM.
  9. Fazer uma visita a 1 (um) clube de futebol de mesa que seja filiado a uma Federação Estadual, descrevendo como acontecem os torneios internos e a organização do clube.
  10. Disputar uma competição (oficial ou não) de futebol de mesa, representando algum clube existente.
  11. Organizar uma competição de futebol de mesa, com no mínimo 6 ((seis) participantes, utilizando alguma das regras aceitas pela CBFM.
  12. Decorar (fazer) 1 (um) time de botão com as cores de seu clube de preferência, inserindo pelo menos 3 (três) informações em cada botão, por exemplo: escudo, nome do jogador e numeração da camisa.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.