Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estuda o planeta Terra – a Geologia; e de 5 (cinco) áreas específicas de estudo dentro da geologia, explicando o objeto de estudo de cada uma delas.
Organizar uma palestra informativa com o auxílio de 1 (um) Geólogo, destacando assuntos como nomenclaturas científicas, classificação de minerais e de rochas, a profissão de Geólogo, a formação necessária, a abrangência de sua atuação profissional, mercado de trabalho, etc.
Descrever as principais características que compõem a estrutura interna da Terra – núcleo, manto e crosta terrestre.
Descrever como ocorreu o surgimento da Teoria da Tectônica de Placas, a importância deste conhecimento à sociedade e as consequências de suas movimentações nos mais diversos ambientes terrestres.
Definir Tempo Geológico e dizer os nomes e momentos em que ocorreram os principais eventos geológicos.
Enunciar a definição de minerais e rochas e as principais características que distinguem os diversos tipos.
Apresentar o ciclo das rochas, incluindo a definição e as principais características de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas.
Descrever Intemperismo e o que estes fenômenos (químicos e físicos) podem causar às rochas.
Construir e apresentar uma maquete que demonstre os recursos hídricos superficiais e subterrâneos da Terra.
Explicar o que são minérios e trazer 7 (sete) objetos de seu uso cotidiano, exemplificando a partir de quais minérios eles foram fabricados.
Desenvolver, antes de 1 (um) acampamento, uma pesquisa que permita identificar a que tipo de formação geológica está integrada a área da atividade. Durante o acampamento, fotografar e registrar exemplares que possam identificar o tipo de formação geológica no local. Após o acampamento, montar 1 (um) painel com os registros encontrados.
Visitar 1 (um) geoparque, fotografar os diferentes processos geológicos apresentados pela instituição e montar uma exposição, explicando cada processo. Na ausência de 1 (um) geoparque, utilizar fotos e recortes de jornais, revistas, cartões, etc.
Níveis da Especialidade
Nível I
4 itens
Nível II
8 itens
Nível III
12 itens
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.