Internet

  1. Apresentar a história e a evolução da internet no Mundo e no Brasil para sua seção, através de palestras ou cartazes ou apresentação multimídia.
  2. Configurar 1 (um) computador para acessar a internet através do tipo de conexão disponível no local de realização da especialidade, explicando as configurações mínimas necessárias e demonstrar o funcionamento dessa conexão acessando pelo menos 3 (três) sites escoteiros.
  3. Apresentar 1 (um) trabalho com números estatísticos sobre a Internet identificando quais as faixas etárias, sexo e o tipo de informação procurada pelos internautas, bem como a origem destas informações.
  4. Conhecer o significado, origem e utilização de pelo menos quinze termos comuns na Internet. Exemplos: WWW, WW2, FTP, HTIP, Telnet, Backbone, Browser, TCP/IP, Java, HTML, CGI, ASP, JavaScript, VBScript, Links Dedicados, CableModem, WAP, ADSL e outros que o examinador solicitar.
  5. Utilizar 1 (um) site de pesquisa para encontrar pelo menos doze sites escoteiros na Internet, que deverão ser listados em 1 (um) cartaz e divulgado em sua seção, sendo:
    • o site da Comunidade de Escotismo Lusófono
    • quatro sites de associações escoteiras de outros países
    • o site da UEB
    • quatro sites de grupos escoteiros brasileiros
    • quatro sites de regiões escoteiras do Brasil
  6. Listar e divulgar na sua seção pelo menos 4 (quatro) especialidades e os respectivos itens que podem ser conquistados através do conteúdo de páginas na Internet encontradas por você.
  7. Apresentar o processo para o registro de 1 (um) novo domínio brasileiro, citando quais os possíveis tipos e quais os sufixos de domínios de pelo menos outros 10 (dez) países.
  8. Realizar uma visita técnica a 1 (um) provedor ou empresa de fornecimento/ distribuição de internet ou data center de uma instituição de ensino para conhecer os equipamentos e/ou aplicativos necessários para o seu funcionamento.
  9. Enviar, por e-mail, 1 (um) relatório final da realização de sua especialidade, contanto sua experiência e indicando a dificuldade dos itens realizados.
  10. Fazer uma apresentação à seção sobre os perigos da internet, phishing scan, hoax, abuso sexual, entre outros.
  11. Fazer uma apresentação à seção sobre as questões relacionadas aos diretos autorais e dos crimes que envolvem o download de programas, vídeos e músicas sem autorização dos seus autores ou sem o devido pagamento por eles.
  12. Apresentar 1 (um) trabalho sobre redes sociais, apontando suas diferentes aplicações, listando e explicando o funcionamento de pelo menos 3 (três) grandes sites de redes sociais.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.