Missionário Católico

  1. Fazer uma exposição de cartazes sobre os sacramentos ou auxiliar externamente a divulgação de uma festa religiosa.
  2. Organizar uma atividade de matilha/patrulha, ou de seção, com o tema da Campanha da Fraternidade.
  3. Conhecer as Missões Populares realizadas pela Igreja, especialmente sobre as campanhas das missões no Brasil.
  4. Participar de uma missão urbana no âmbito de sua paróquia ou ser efetivo na Equipe de Acolhida de uma mesma Missa, regularmente, por pelo menos de 3 (três) meses.
  5. Participar de uma missão de grande porte, ou de uma Jornada Mundial da Juventude com o Papa, ou de 1 (um) Encontro de Jovens com Cristo (EJC) ou Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) ou outro evento semelhante.
  6. Apresentar 1 (um) relato sobre a vida de 1 (um) dos apóstolos de Cristo, levando em conta a questão do apóstolo/missionário.
  7. Reconhecer o significado e o sentido da palavra missão.
  8. Participar de uma restauração ou conservação em uma capela ou igreja, ou montar, em 1 (um) acampamento, ou na sua sede escoteira ou no seu quarto, 1 (um) altar de devoção.
  9. Acompanhar e ajudar 1 (um) Sacerdote, ou Diácono, ou Ministro da Comunhão levando a Sagrada Eucaristia ou fazendo a pregação da Palavra, para pessoas doentes ou impossibilitadas de ir até a Igreja.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.