Explicar como programas de computador e aplicativos podem facilitar tarefas do dia a dia.
Mostrar conhecimento sobre os fundamentos básicos da programação e o uso das cláusulas IF (se) e WHILE (enquanto), através de 1 (um) pequeno código funcional.
Escolher uma linguagem de programação e identificar quais os recursos mínimos, de hardware e software, são necessários para colocar 1 (um) programa em funcionamento.
Desenvolver 1 (um) programa que ao ser executado apresente na tela os dizeres “Alô Mundo”.
Realizar uma apresentação sobre o que é software livre, citando exemplos.
Citar pelo menos 3 (três) tipos de licenciamento de programas e explicar como a pirataria pode ser prejudicial.
Desenvolver 1 (um) jogo ou aplicativo em qualquer linguagem ou 1 (um) site que utilize programação JavaScript ou equivalente com uma função relacionada ao escotismo. Após, apresentá-lo para a sua seção.
Explicar o uso de pelo menos 5 (cinco) funções em uma linguagem de programação bem como em que local pode-se buscar referências.
Citar 3 (três) repositórios de código e mostrar como podem agilizar a programação de software.
Demonstrar conhecimentos básicos sobre pelo menos 1 (um) ambiente de desenvolvimento integrado mostrando conhecimento quanto a sua utilização.
Pesquisar como funciona uma empresa de jogos digitais e relatar o seu funcionamento ao examinador.
Apresentar uma pesquisa sobre o que são emuladores.
Níveis da Especialidade
Nível I
4 itens
Nível II
8 itens
Nível III
12 itens
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.