Proteção Animal

  1. Conhecer as principais doenças e riscos a que estão expostos os animais em situação de rua e saber os procedimentos e cuidados para resgatá-lo.
  2. Visitar o Centro de Controle de Zoonoses do seu município ou canil/gatil municipal, sabendo informar sua localização e os serviços que oferecem à população.
  3. Conhecer outros animais que também precisam de proteção animal e exemplificá-los.
  4. Conhecer 1 (um) grupo de proteção animal ou protetor autônomo, apresentando para sua seção o trabalho que realiza.
  5. Colaborar e participar como voluntário em alguma campanha em benefício dos animais (ex. mutirão de banho, arrecadação de donativos, campanha de vacinação, castração). Contar a experiência para sua seção.
  6. Saber o que é maus tratos e o procedimento para denunciar maus tratos a animais.
  7. Saber o que é guarda consciente e o que como conscientizar as pessoas para adoção de animais em sua escola ou comunidade ou grupo escoteiro, informando aos interessados onde eles podem adotar 1 (um) animal e o procedimento para fazê-lo.
  8. Pesquisar diversos projetos/ ONGs voltados a proteção animal de diferentes espécies de animais e apesentar a sua seção a sua pesquisa (projeto Tamar, projeto baleia Jubarte, Projeto Golfinho Rotador, World Animal Protecion, GARA, etc.).
  9. Conhecer as formas que vivem os animais de produção e propor melhorias.
  10. Fazer uma pesquisa sobre as 5 (cinco) liberdades dos animais e os 3 (três) R de bem-estar animal. Apresentar a pesquisa para sua seção.
  11. Visitar o zoológico de sua cidade e perguntar como os animais são tratados, medicados e alimentados.
  12. Saber a importância da castração de animais domésticos.
  13. Executar 1 (um) projeto de arrecadação de mantimentos (ração, produtos de higiene, roupas, etc.) com seu grupo/seção para uma ong ou projeto de proteção animal.
  14. Promover 1 (um) debate com sua seção com tema de animais, como: uso de animais para pesquisas, abandono, maus tratos, produção de animais para consumo humano, compra de animais de raça, tráfico de animais, animais usados para o trabalho.
  15. Relatar sobre a criação terem animais silvestres e selvagens em casa.
  16. Pesquisar e realizar uma apresentação sobre o tráfico de animais silvestres/selvagens e qual a época do ano que tem mais animais domésticos abandonados nas ruas.
  17. Relatar o seu entendimento sobre a pratica de eutanásia em animais, destacando se ou quando ela deve ou não deve ocorrer.
  18. Relatar a sua opinião sobre o uso de animais para o trabalho, como: corridas em jockey, provas de laço, cães e cavalo da polícia, puxadores de carroças, vaquejadas, montarias, concursos de beleza e peão de rodeio.
Níveis da Especialidade
Nível I 6 itens
Nível II 12 itens
Nível III 18 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.