Química

  1. Definir Química, apresentando onde e como ela é utilizada no dia-a-dia, em sua casa, por exemplo.
  2. Explicar a diferença entre fenômeno químico e fenômeno físico.
  3. Apresentar 1 (um) trabalho sobre a vida e as realizações de 3 (três) químicos famosos.
  4. Apresentar 1 (um) protótipo onde seja realizada uma eletrólise.
  5. Descrever os principais materiais de laboratório e as regras de segurança num laboratório e explicar a diferença entre química orgânica, inorgânica e físico química.
  6. Demonstrar o uso da Tabela Periódica.
  7. Apresentar 2 (dois) diferentes métodos para medição do pH da água potável.
  8. Explicar a diferença entre substâncias polares e apolares.
  9. Visitar uma indústria química e apresentar 1 (um) relato. Na ausência de uma indústria química, a visita pode ser feita a uma indústria de alimentos, de componentes metálicos, de aditivos, a uma metalúrgica ou a 1 (um) curtume.
  10. Realizar 3 (três) experiências diferentes, sendo uma de química orgânica, uma de química inorgânica e outra de físico-química.
  11. Obter por meio de reações químicas, os seguintes gases: Dióxido de Carbono, Oxigênio e Hidrogênio.
  12. Fabricar sabão, explicando o que ocorre durante o processo.
  13. Explicar, em termos físicos – químicos os seguintes efeitos: Chuva Ácida, Efeito Estufa e SMOG Fotoquímico e organizar, preparar e executar uma palestra sobre 1 (um) dos temas propostos: a) Água: Propriedades, poluição e tratamento; b) Combustíveis; c) Poluição Atmosférica.
  14. Montar e apresentar 1 (um) protótipo “Pau-Bola” onde sejam montadas as seguintes moléculas: de Água, de Etanol e de Cloreto de Sódio. Seguindo as devidas regras (quanto à cor e tamanho, por exemplo, dos átomos).
  15. Montar e fazer funcionar uma pilha.
Níveis da Especialidade
Nível I 5 itens
Nível II 10 itens
Nível III 15 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.