Recreação Infantil

  1. Realizar uma pesquisa sobre as tradições infantis em sua região e apresentar à sua seção.
  2. Saber a diferença entre contos, fábulas e histórias. Criar 1 (um) livreto contendo textos nos 3 (três) estilos produzidos artesanalmente, com dobraduras, colagens e/ou ilustrações desenhadas e pintadas à mão, e apresentar à sua seção numa sessão de contação de histórias.
  3. Apresentar à sua seção uma coletânea de jogos de salão (pelo menos cinco) e organizar e/ou participar de uma sessão para demonstração, ensinando as regras dos jogos escolhidos aos membros participantes.
  4. Apresentar à sua seção uma coletânea de brincadeiras infantis (pelo menos seis) realizadas ao ar livre e organizar e/ ou participar de uma sessão para demonstração, ensinando as regras das brincadeiras escolhidas aos membros participantes.
  5. Organizar uma brinquedoteca com brinquedos clássicos e tradicionais de sua região e apresentá-la à sua seção com a demonstração da forma de utilizar cada item. A quantidade de brinquedos deve ser negociada com o examinador.
  6. Criar 1 (um) cancioneiro com cantigas infantis tradicionais ou parlendas e apresentá-los à sua seção, demonstrando as respectivas danças e coreografias típicas, quando houver. Fazer uma apresentação ao Grupo Escoteiro das cantigas, parlendas e danças escolhidas com a participação de membros de sua seção.
  7. Organizar e/ou participar de uma oficina de criação artesanal de jogos e brinquedos clássicos e tradicionais de sua região.
  8. Organizar ou visitar uma exposição contendo objetos, desenhos, fotos, áudios e vídeos sobre Recreação Infantil.
  9. Realizar uma entrevista com 1 (um) membro de sua família ou pessoa conhecida com, no mínimo, 50 anos de idade sobre as tradições de sua infância, contendo descrições e exemplos (jogos, brincadeiras, brinquedos, músicas, etc.). Apresentá-la à sua seção em áudio ou vídeo.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.