Segurança Doméstica

  1. Descrever os principais riscos à saúde e a segurança pessoal, dentro do lar.
  2. Fazer uma pesquisa, demonstrando estatisticamente os índices de ocorrência de doenças e acidentes domésticos comparados a outros riscos.
  3. Demonstrar como agir em casos de doenças e acidentes domésticos.
  4. Realizar a limpeza de objetos e locais que acumulam ácaros (ventiladores, condicionadores de ar, colchões, estantes e etc.).
  5. Demonstrar como proceder no contato com objetos de uso comum, que possam transferir microrganismos e toxinas através das mãos (jornais, livros e revistas, dinheiro, maçanetas de portas, teclados e etc.).
  6. Demonstrar os cuidados de higiene no trato com os objetos de uso pessoal (escovas de dente, escovas de cabelo, talheres, copos e etc.).
  7. Demonstrar os cuidados de higiene no trato com os alimentos na compra, conservação e consumo (data de validade, despensa, geladeira e etc.).
  8. Identificar os principais sintomas das doenças domésticas de maior ocorrência e explicar como proceder nestes casos (alergias, intoxicações, verminoses e etc.).
  9. Descrever os cuidados com o sono (ambiente, colchão, quantidade e qualidade do repouso e etc.).
  10. Conhecer os cuidados na convivência com animais domésticos (zoonoses, comportamento animal, excesso de apego e etc.).
  11. Explicar como as questões domésticas nos afetam psicológica e mentalmente e avaliá-las (stress, sedentarismo, excesso de dependência tecnológica, ausência de laser e etc.).
  12. Identificar os riscos domésticos mais comuns no cotidiano, comunicando aos demais membros de sua família, ajudando a isolá-los (áreas molhadas, pontos elétricos, desníveis de piso, objetos em altura, janelas e etc.).
  13. Demonstrar os procedimentos de segurança no uso de aparelhos domésticos elétricos, especialmente os que possuem resistência elétrica (chuveiro, aquecedor, torradeira, liquidificador e etc.).
  14. Demonstrar os procedimentos de segurança no uso de instrumentos de corte e ponta mais comuns no lar (facas, tesouras, saca-rolhas e etc.).
  15. Demonstrar os procedimentos de segurança na manipulação de fogo (velas, incensos, churrasqueira, fogão e etc.).
  16. Demonstrar os cuidados na manipulação e guarda de produtos químicos existentes em casa (materiais de limpeza em geral, medicamentos, álcool e etc.).
  17. Apresentar uma palestra sobre prevenção de doenças e acidentes domésticos, a sua família, comunidade, seção ou grupo.
  18. Prevenir acidentes e problemas de saúde através da correta conservação e manutenção da sua residência.
Níveis da Especialidade
Nível I 6 itens
Nível II 12 itens
Nível III 18 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.