Segurança no Trabalho

Pré-requisitos: Conquistar o Nível II da especialidade de Segurança.

 

  1. Apresentar a sua seção uma pesquisa sobre a história da Segurança do Trabalho no Brasil.
  2. Explicar a importância e a necessidade da segurança do trabalho nas empresas, incluindo a definição do que o que é 1 (um) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do que é 1 (um) Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), apontando suas principais diferenças.
  3. Apresentar à seção o conceito de acidente de trabalho do ponto de vista da Legislação Brasileira, explicando detalhes da Portaria do Ministério do Trabalho que regulamenta os serviços de Segurança do Trabalho no Brasil.
  4. Descrever quais são as principais causas dos acidentes de trabalho.
  5. Listar no mínimo 10 (dez) Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e/ou Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), explicando suas diferenças e finalidades.
  6. Listar 3 (três) exemplos de acidentes de trabalho e como eles poderiam ter sido evitados
  7. Dramatizar com o apoio de sua seção, 1 (um) esquete que retrate 1 (um) ato inseguro e uma condição insegura, que poderiam ocasionar 1 (um) acidente de trabalho, demonstrando a ação correta de prevenção.
  8. Explicar os prejuízos que 1 (um) acidente de trabalho ocasiona para o acidentado, sua família, amigos e para a empresa.
  9. Realizar uma visita de campo em uma empresa que possua a área de Segurança do Trabalho ou participar de uma palestra ministrada por 1 (um) profissional da área de Segurança do Trabalho.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.