Técnica Aeronáutica

  1. Visitar uma Sala AIS e enunciar duas atividades desenvolvidas por ela.
  2. Enumerar duas das principais diferenças de infraestrutura entre aeródromo, aeroporto e heliporto.
  3. Demonstrar como se verifica o Nível de óleo do motor e como se drena o combustível das asas e da linha de alimentação de uma aeronave de pequeno porte.
  4. Identificar as principais áreas de risco para a circulação de pessoas próximo a aeronaves à reação com hélice e em helicópteros, bem como os cuidados necessários para prevenir acidentes no solo.
  5. Saber como se efetua uma inspeção pré-voo, a partir da Lista de Verificação (checklist) da aeronave.
  6. Demonstrar como acionar e cortar o motor de uma aeronave de pequeno porte.
  7. Saber demonstrar a conduta a ser adotada e as regras de segurança a serem observadas durante uma atividade desenvolvida no pátio de 1 (um) aeroporto.
  8. Conhecer e demonstrar as regras de segurança a serem adotadas quando em uma aeronave.
  9. Saber e demonstrar como auxiliar 1 (um) piloto nas tarefas de amarrar uma aeronave ao solo, calçar suas rodas, verificar se a parte elétrica está desligada e se as superfícies móveis foram travadas.
  10. Descrever e demonstrar os procedimentos adequados para rebocar ou empurrar uma aeronave no pátio ou hangar.
  11. Construir uma maquete e utilizá-la para explicar as diferenças entre pátio de estacionamento, pista de taxo, interseção e pista de pouso e decolagem, associando-as às diferentes situações de uma aeronave.
  12. Apresentar em desenhos ou figuras as diferentes formas de identificação de 1 (um) heliporto, explicando seu significado.

 

Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.