Trabalho Voluntário

  1. Trabalhar como voluntário em 1 (um) desastre natural de seu Município, Estado ou País, em órgãos tais como a Cruz Vermelha ou Defesa Civil.
  2. Trabalhar como voluntário em 1 (um) órgão municipal, por pelo menos 5 (cinco) períodos totalizando 20 horas, em asilos, casas de recuperação, creches, hospitais ou abrigos.
  3. Trabalhar como voluntário em uma campanha relacionada a saúde (saúde bucal, combate à dengue, vacinação, entre outras) de seu município.
  4. Demonstrar como proceder e socorrer pessoas feridas em situações cotidianas (por exemplo, em acidentes de trânsito) sabendo adotar noções básicas de primeiros socorros nos casos de cortes, e pequenas ou graves lesões.
  5. Trabalhar como voluntário, levando seu grupo, seção ou matilha/patrulha, aplicando atividades escoteiras voltadas para a inclusão social de 1 (um) grupo de pessoas com algum tipo de deficiência (física e /ou intelectual).
  6. Visitar uma creche, asilo ou abrigo e verificar seu funcionamento, apresentando relatório sobre a experiência.
Níveis da Especialidade
Nível I 2 itens
Nível II 4 itens
Nível III 6 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.