Zoobotânica

  1. Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estudam seres vivos – a Biologia, sobre as áreas que a integram e sobre o objeto de estudos de cada uma delas.
  2. Demonstrar, por meio de 1 (um) exemplo (ciclo vital de 1 (um) animal ou vegetal), a sequência de acontecimentos – nascimento, crescimento, reprodução, degeneração e morte – que ocorrem nos seres vivos.
  3. Organizar uma palestra informativa com o auxílio de 1 (um) Biólogo, discutindo assuntos como nomenclatura científica, classificação animal e vegetal, a profissão de Biólogo, a formação necessária, a abrangência de sua atuação profissional, mercado de trabalho etc.
  4. Desenvolver, antes de 1 (um) acampamento, pesquisa que permita identificar a que tipo de ecossistema está integrada a área da atividade e quais a flora e a fauna características desse ecossistema. Durante o acampamento, fotografar e registrar exemplares que possam ser observados. Após o acampamento, montar 1 (um) painel comparando os resultados da pesquisa com os resultados reais e discutir sobre as prováveis razões das diferenças encontradas.
  5. Visitar 1 (um) Jardim Zoológico e fotografar animais dos diferentes ecossistemas brasileiros; organizar 1 (um) álbum com as fotos, identificando os animais por seus nomes vulgar e científico e indicando a região ou regiões onde podem ser encontrados. Na ausência de 1 (um) Jardim Zoológico, utilizar fotos ou recortes de jornais ou revistas, cartões etc.
  6. Preparar uma coleção com pelo menos 5 (cinco) moldes em gesso de pegadas de animais domésticos e silvestres, estabelecendo as diferenças entre elas.
  7. Preparar uma exposição com partes de animais e vegetais (conchas, exúvias, esqueletos, penas, flores, sementes, raízes, folhas, cascas de árvores etc.), relacionando a que grupo de animais ou vegetais pertencem e pelo menos duas características do grupo.
  8. Apresentar uma coleção de gravuras de pelo menos quinze diferentes tipos de árvores identificadas por seus nomes vulgar e científico e localizando a região ou regiões brasileiras em que podem ser encontradas.
  9. Construir e manter, por 1 (um) período mínimo de 3 (três) meses, com registros semanais, 1 (um) terrário ou aquário, apresentando relatórios periódicos.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.