Organização Mundial do Movimento Escoteiro lança plataforma virtual de aprendizado para voluntários

20 junho 2020

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), lançou neste sábado, 20 de junho, a World Scout Academy (Academia Mundial Escoteira, em tradução livre). Essa é uma nova plataforma virtual de aprendizado para lideranças e voluntários escoteiros em mais de 224 países e territórios ao redor do mundo.

 

A plataforma busca proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades relevantes para liderar com sucesso as organizações escoteiras, além de facilitar o trabalho desenvolvido pelos voluntários em suas comunidades nesta nova realidade após a pandemia da Covid-19.

Serão realizados seminários online, em datas previamente divulgadas, integrando voluntários de todos os países que integram a Organização Mundial. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site da Scout Academy. Na primeira semana as videoconferências são destinadas às lideranças que ocupam funções de coordenação e direção das organizações nacionais.

A partir do dia 29 de junho até o dia 9 de agosto, os seminários serão abertos a todos os voluntários e irão tratar de três temas:

  • Aprendizado divertido e impactante

  • Uso da tecnologia no Programa de Jovens

  • Segurança online

Durante a semana, serão disponibilizados vídeos e conteúdos para o aprendizado contínuo dos voluntários e, aos finais de semana, transmissões ao vivo que irão oportunizar a integração com voluntários de outros países. Todos as transmissões ao vivo serão gravadas para que possam ser visualizadas após a exibição.

Para se registrar os interessados devem acessar ao site learning.scout.org e selecionar sign up. O login de cadastro é o mesmo utilizado na plataforma da scout.org, utilizada também para o JOTI e para o cadastro de projetos na plataforma dos Mensageiros da Paz. Após realizado o cadastro na plataforma da Scout Academy serão enviadas notificações por e-mail sempre que o tópico do seu interesse for atualizado com novos conteúdos.

A Equipe de Relações Internacionais dos Escoteiros do Brasil, junto com voluntários da França e do Egito, também está engajada na produção de conteúdos que serão disponibilizados na plataforma de ensino, dentro do tema de Segurança Online. Com foco no tópico “Online advocacy and responsible netizens”, serão abordadas ferramentas online de defesa de direitos e a responsabilidade dos usuários no uso da internet. Este tópico, com conteúdo também em português, será disponibilizado a partir do dia 29 de junho.

Todo o conteúdo, e as interações nas transmissões ao vivo, são em inglês. Porém, alguns dos materiais também serão oferecidos nos demais idiomas oficiais da Organização Mundial: espanhol, francês, árabe, russo.

Para Lídia Ikuta, Comissária Internacional dos Escoteiros do Brasil, a WSA é uma ótima oportunidade para aprender e se conectar com outros voluntários ao redor do mundo durante esse momentos excepcional pelo qual todos estamos passando: “Poder aprender e trocar experiências com escotistas do mundo inteiro certamente aprimora nossas práticas e nos fazer ter dimensão da magnitude que é o movimento escoteiro mundial. A WSA é uma forma de continuarmos nossa evolução enquanto adultos, mesmo sem sair de casa”, aponta.

Eventuais dúvidas sobre a participação na Scout Academy podem ser encaminhadas diretamente no e-mail [email protected]

Texto: Gabriel Rodrigues e Marcelo de Gregori

Foto: Gabriel Rodrigues