Escoteiros do Brasil lançam campanha para resgatar a história do Escotismo no Brasil

24 fevereiro 2020

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/escoteirosorg/public_html/beta/wp-content/themes/escoteiros-theme/single-noticias.php on line 18

Com intuito de preservar a memória e a historia do movimento escoteiro no Brasil foi lançada no inicio de outubro, na cidade do Rio de Janeiro a campanha e a exposição alusivas à recuperação da Estátua “O ESCOTEIRO”. Datada de 1923, a escultura foi um presente dos jovens do Chile em retribuição a uma ajuda humanitária mobilizada pelas crianças brasileiras daquela época. A estrutura fazia parte de uma praça que com o passar dos anos foi sofrendo com desgaste natural e a ação dos vândalos e durante anos permaneceu desaparecida logo após seu furto em abril desse ano. A campanha tem como objetivo levantar a quantia de R$ 40 mil reais para o completo restabelecimento da peça.

A estatua foi encontrada envolvida com um pano nas pedras as margens do aterro do Flamengo e a Baía de Guanabara por policiais militares. Imediatamente o Centro Cultural do Movimento Escoteiro se mobilizou no resgate da escultura para promover uma campanha de restauro e proteção a esta peça importante para o movimento escoteiro nacional.
Para restaurar esse importante monumento esta sendo lançada uma campanha de arrecadação de fundos organizada pela “Comissão de Preservação dos Monumentos Escoteiros”, e a equipe multidisciplinar formada pelos membros do Centro Cultural do Movimento Escoteiro, a Região Escoteira do Rio de Janeiro e conta com apoio institucional da Direção Nacional dos Escoteiros do Brasil.