Como parte da Semana Mundial do Meio Ambiente, no último dia 5, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, os Escoteiros do Brasil assinaram um Memorando de Entendimento com a ONU Meio Ambiente, o braço das Nações Unidas que desenvolve ações e projetos na área ambiental e de preservação da natureza.
O memorando foi assinado pela Diretoria Executiva Nacional, através de Roberlei Beneduzi e, na ocasião, o escotista Rubem Tadeu, membro do Comitê Escoteiro Interamericano, foi homenageado com a Comenda Pedro Ernesto pelo trabalho desenvolvido com os escoteiros na preservação do oceano, inclusive com a criação da Insígnia Mares Limpos.
Esse documento aproxima ainda mais as duas organizações, os Escoteiros do Brasil e a ONU Meio Ambiente compartilham do interesse e de esforços no cuidado com a natureza, focando em ações práticas sob a mesma bandeira. Por meio do documento, os dois lados se comprometem a contribuir um com o outro nas atividades e reforça o compromisso dos Escoteiros com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Na oportunidade também se homenageou as crianças e adolescentes de Grupos Escoteiros do Rio de Janeiro que conquistarem a Insígnia Mares Limpos.