Escoteiros participam da Caminhada Nacional em Defesa da Liberdade Religiosa

20 setembro 2019

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/escoteirosorg/public_html/beta/wp-content/themes/escoteiros-theme/single-noticias.php on line 18

No final de semana do dia 15 de setembro uma caminhada na Orla de Copacabana reuniu mais de 3 mil pessoas de diversas denominações religiosas para um ato em prol da Defesa da Liberdade Religiosa. Além da temática central, a ação também envolveu entidades da luta contra o racismo. Os Escoteiros do Brasil, pela primeira vez, participaram do evento com representantes da Região Escoteira do Rio de Janeiro, com cerca de 40 pessoas.

Esta foi a 12° edição da Caminhada, que surgiu de um contexto de intolerância religiosa e da criação da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR). Embora garantida por lei, a liberdade de culto e liberdade religiosa no Brasil não são exatamente uma realidade, uma vez em que nos últimos anos o número de casos de preconceito e ataques tem crescido.

Márcio Rodrigo Macedo, que é chefe assistente da Tropa Sênior do Grupo Escoteiro Amizade (66°/SP), participa com os jovens há cinco anos por entender da importância do contexto. “Participamos pois acreditamos que todas as religiões devem andar de mãos dadas e promover a paz entre os povos”, explicou, reforçando o que o Método Escoteiro ensina sobre fraternidade, inclusão e respeito às diferenças.