Representante brasileiro participa de Seminário Interamericano de Capelães Católicos Nacionais Escoteiros

18 junho 2018

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/escoteirosorg/public_html/beta/wp-content/themes/escoteiros-theme/single-noticias.php on line 18

Cerca de 11 países do continente americano participaram do Seminário Interamericano de Capelães Católicos Nacionais Escoteiros, promovido pela CICE-América (Conferência Internacional Católica de Escotismo). Entre os dias 12 e 14 de junho Bispo, padres e representantes se reuniram em San Salvador, capital de El Salvador, para aprofundar a espiritualidade escoteira no contexto da fé católica.

O Seminário tratou além de outros assuntos, temas como a Insígnia Mundial Escoteira do Diálogo Interreligioso, e a Jornada Mundial da Juventude – que acontecerá no Panamá, em janeiro de 2019. É esperado que mais de 1.000 escoteiros, católicos ou não católicos, sirvam voluntariamente no encontro com o Papa Francisco.

Os Escoteiros do Brasil foram representados pelo Padre Hugo Galvão – G.E. do Ar Parnamirim (170°/RN) -, Capelão dos Escoteiros da Arquidiocese de Natal-RN. Padre Hugo é chefe de escoteiros e auxilia o capelão Nacional dos Escoteiros do Brasil, Dom Maurício Grotto, Arcebispo da Arquidiocese de Botucatu-SP, e é o chefe da delegação dos Escoteiros do Brasil para a JMJ-Panamá. Todos os escoteiros do Brasil, independente de sua religião, poderão se inscrever como voluntário para este evento mundial.

O escotismo realizado por católicos se confunde com a própria fundação do Movimento Escoteiro. Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo, como anglicano, era muito próximo de um padre jesuíta, Jacques Servin. Por meio da porta aberta pelo catolicismo, outras denominações cristãs e outras religiões se desenvolvem e valorizam sua fé dentro da Fraternidade Escoteira Mundial.