Programa de Integridade

O Programa de Integridade instituído pela Resolução CAN-DEN nº 01/2019 constitui-se por uma série de ações que visam assegurar que a Escoteiros do Brasil adotará padrões éticos e de conduta, em conformidade com as leis do país, suas resoluções internas e em seu Código de Conduta e Políticas Internas.

Assim, o Programa de Integridade tem por objetivo que todas as condutas dos nossos associados, profissionais, dirigentes, conselheiros e terceiros sejam baseadas em princípios éticos e legais. Isso significa que nossas devem ser pautadas pela legalidade e conformidade com os nossos princípios e valores.

São funções da Diretoria de Integridade:

  1. Realizar o levantamento dos riscos institucionais;
  2. Elaboração dos Códigos de Conduta e de Ética Disciplinar;
  3. Criação do Canal de Denúncias, o qual já se encontra em funcionamento desde agosto de 2019;
  4. Elaboração das Políticas de Integridade;
  5. Tratamento e investigação das denúncias recebidas pelo Canal de Denúncias;
  6. Treinamentos dos associados, profissionais, dirigentes e conselheiros acerca da Governança e Programa de Integridade;
  7. Monitoramento e condução do Programa de Integridade.

O início da implantação da Governança e do Programa de Integridade é um marco em nossa instituição e demonstra o comprometimento da gestão com seus associados e com os princípios e valores do Movimento Escoteiro, devendo ser utilizado como uma efetiva ferramenta de participação, devendo ser replicado nas Regiões e nas Unidades Escoteiras Locais.

Com certeza as boas práticas de governança trarão aos Escoteiros do Brasil a imagem de uma entidade sólida, transparente e estruturada para sobreviver a todas as circunstâncias, mesmo as mais difíceis.

Procure um Grupo Escoteiro