O Ramo Sênior é formado por jovens com idade entre 15 e 17 anos. Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade. Aqui a exploração se converte em desafios pessoais e somos estimulados a superar estes desafios.

Nossas atividades nos desafiam e nos encorajam a superar dificuldades, seja escalando montanhas, navegando, conhecendo novas tecnologias, acampando por vários dias, fazendo trilhas, aprendendo novas habilidades e muitas outras coisas.

Como diz nosso lema, estamos Sempre Alerta a tudo que acontece ao nosso redor. Temos nossa patrulha, um grupo de amigos que vivenciam conosco experiências inesquecíveis e nos apoiam nos momentos de dificuldades.

A partir do momento que completamos 17 anos, e no máximo antes dos 18, precisamos nos despedir da tropa sênior e partir para o Ramo Pioneiro, após uma Cerimônia de Passagem.

Eventos Relacionados

O Desafio Sênior

São tantas as aventuras que você vive no Ramo Sênior, você aprende a superar obstáculos, medos, se desafia e se supera constantemente – sempre acompanhado dos amigos. Sua caminhada, se realizada com dedicação, vai levar você diretamente para o Escoteiro da Pátria, o distintivo especial do seu Ramo.

Para acompanhar essa jornada, você tem à mão o mapa de progressão e o aplicativo de Progressão do Ramo Sênior, em que você pode registrar todas as suas conquistas e acompanhar em que áreas você precisa se desenvolver ainda mais.

Como parte do seu desafio, você ainda vai precisar de 10 noites acampado com sua patrulha ou tropa do Ramo Sênior, conquistar o cordão dourado, uma das Insígnias de Interesse Especial e uma das Insígnias da Modalidade do seu atual Ramo. Capriche, seu Escotista e a Corte de Honra também vão ter que indicar você para alcançar o Escoteiro da Pátria.

Supere seus próprios desafios! Essa é a hora!